Lentes de contato vs. óculos de grau.

dezembro 01, 2016

Oi gente, como o próprio título já diz, hoje vamos fazer aquela velha comparação entre óculos de grau e lente de contato - no caso, a de grau. Existe muitos mitos e verdades sobre o assunto, assim como qualquer outra coisa, e também existe muitos prós e contras. Eu particularmente prefiro usar óculos, pois meus olhos não se adaptaram bem ao uso das lentes de contato de grau [incolor], mas por quê? Então vamos lá ao que interessa...


Primeiro, vamos começar falando sobre a lente de contato. Lembrando que todo o post é baseado na minha experiência, na qual pode acontecer diferente com você, já que o uso e adaptação da lente é variável e pessoal. Eu tenho 2 graus em cada olho, e meu caso é de miopia e um pouco de astigmatismo.  
Bem, nunca tive problema em usar óculos de grau, meu grau não é muitíssimo alto, meus óculos não são aqueles com as lentes grossas demais - o que acontece quando a lente do óculos recebe um grau muito alto. Eu iniciei o uso da lente mais por estética, apesar de que a minha é incolor e contém apenas o grau, mas para mim eu ficava mais "apresentável" sem óculos, principalmente quando me maquiava. Sem contar quando precisava fazer alguma atividade física, ou algo do tipo, o óculos acabava incomodando um pouco, mas nada fora dos limites, ou seja, apenas alguns motivos que davam para contornar. Enfim, acabei fazendo o uso da lente, e confesso que é sensacional! No inicio ela é super confortável, dá uma visão mais ampla e limpa, dá um up na maquiagem - que acaba aparecendo mais, e é praticamente imperceptível, tanto pra quem uso quanto para as outras pessoas.
Porééééém, como nem tudo na vida são flores, logo ela faz com que os olhos sequem bem mais rápido do que o normal, você começa a piscar com mais frequência, e precisa estar colocando colírio constantemente. E pra mim, esse foi o maior problema. Eu tinha que estar lubrificando meus olhos a cada !trinta! minutos, e era o máximo que eu aguentava, principalmente no ar-condicionado. O que me ajudava a manter o rosto mais "clean", acabava me dando olhos vermelhos e caídos, com aparência de sono ou com ar de quem "acabou de acordar". Fora do ar-condicionado eu conseguia aguentar um pouquinho mais sem colocar o colírio, mas logo os olhos vermelhos apareciam. As vezes, meu olho estava tão absurdamente seco, que a lente chegava a grudar na pálpebra interna quando eu piscava, e saía levemente do lugar. E essa era a sensação de maior incomodo, e único ponto negativo que achei em usar as lentes de contato.
Mas gente, como disse, isso aconteceu no meu caso e pode ser que nem com todos aconteça. Conheço pessoas que usam lentes de contato há anos, e não tem esse tipo de problema que tive tão constantemente como acontecia comigo, então só vai passando pelo oftalmologista e testando mesmo.
No caso das lentes, o par dura em média 2 à 3 meses, minha caixinha com 3 pares custou em média duzentos reais R$. Não sai tão caro e elas realmente são ótimas, mas para quem consegue se acostumar. A limpeza e cuidado com ela deve ser em extremo, pois há grandes riscos, caso contrário pode ocorrer infecções causando algo até mais grave, até a perda da visão. 
Já com o óculos de grau as chances de acontecer algo desse tipo citado acima são bem menores - quase nulas -, pois nesse caso o óculos não tem o contato direto com os olhos e consequentemente oferece menos riscos. O que eu acho meio chatinho em usar óculos são algumas coisas não muito importantes que já citei. Como na hora das atividades físicas todo aquele suor rolando, o corpo quente, o óculos acaba dando uma embaçada e também uma escorregada. Ou quando faço uma maquiagem mais elaborada e o óculos acaba dando aquela escondida. E por fim, comigo a minha visão ficou mais próximo de uma "visão perfeita" com a lente de contato, quando estou com o óculos ele super me ajuda a enxergar, mas não é aquela visão "natural" como senti com a lente, conseguem entender?
Por outro lado, posso passar horas com o óculos sem me sentir incomodada, sem afetar diretamente meu olho, sem precisar estar colocando colírio a cada hora, nem ter que limpar muitíssimo e ainda ficar na preocupação se estar realmente limpo - como no caso da lente - pois pode gerar infecções. Como também corre o risco do meu grau aumentar, eu não costumo comprar óculos de sol já com meu grau na lente, então eu acabo usando os óculos de sol ou com a lente de contato - e aguentando as consequências -, ou uso só ele mesmo e ando meio "cega" na rua. 
A validade do óculos é em média 1 ou 2 anos, pelo menos pra mim é esse o tempo que eu já consigo ter dificuldades para enxergar e sinto as mudanças na lente já aparecerem. Ele sai um pouco mais caro devido a você pagar pelas lentes e armação. Mas, se você não for como eu, pode utilizar por anos a mesma armação e ir mudando apenas a lente, já rola uma economia aí!
Alguns prós & contras e mitos & verdades sobre lentes de contato e óculos são...
Mitos:


  • As lentes de contato estacionam a miopia.
  • Fazendo exercícios com os olhos consigo nunca precisar de óculos.
  • Para corrigir a visão os óculos são melhores que lentes de contato.
  • O uso dos óculos o tempo todo me faz mais dependente deles.



Verdades:

  • Óculos de grau vencem.
  • Óculos prontos fazem mal aos olhos.
  • Óculos escuros [de qualidade] protegem os olhos.
  • Faz mal usar óculos - principalmente lentes - de outra pessoa.
  • Após a cirurgia de miopia nunca mais precisarei usar óculos.
  • Os míopes possuem maior dificuldade exposta a escuridão e enxergam menos a noite.
  • Lentes de contato podem gerar infecções e complicações à visão.


Óculos - prós:

  • É mais prático na hora de colocar e tirar.
  • Não oferece riscos à saúde ocular.
  • Você não perde tanto tempo limpando as lentes.
  • É mais difícil de perder em relação as lentes de contato. [Aconteceu algumas vezes da lente de contato cair no chão quando eu ia colocá-la, eu acabava jogando no lixo por medo de só lavá-la e utilizá-la]
Contras:
  • Pode marcar/machucar o nariz, dependendo do modelo. 
  • Quando chove vários pinguinhos se acumulam na lente do óculos.
  • Acontece de você ou outras pessoas esbarrarem no óculos e ele cair, principalmente na hora de abraçar alguém.
  • É desconfortável para praticar esportes devido a escorrer com o suor e embaçar. 


Lentes de contato - prós:
  • Você pode usar óculos escuros sem correção.
  • Não embaça e você não enxerga só pingos quando chove.
  • Não atrapalha na hora de cumprimentar as pessoas.
  • Quando você se acostuma, parece que não está usando nada.
  • Você pode escolher mudar ou não a cor dos seus olhos.
Contras:
  • No início é difícil pra caramba colocar e tirar.
  • A higienização deve ser feita com muito mais cuidado e em várias etapas.
  • É um material mais sensível e fácil de ser rasgado, principalmente se você tem unhas grandes
  • Corre mais risco de perder.
  • Deve constantemente estar lubrificando os olhos com colírios.
  • Não pode tirar nem sequer um cochilo com elas, até a simples cogitação de dormir você precisa retirá-la.
Esses são alguns poucos esclarecimentos sobre lentes e óculos, qualquer dúvida pode deixar nos comentários, e os prós e contras me baseei no post da bolasdemeia, pois é exatamente esses pontos mesmo! - sem tirar nem pôr -. E vocês, já usaram lentes de contato? Preferem o óculos ou as lentes? Não esquece de deixar seu comentário, que é sempre lido e respondido com muito carinho. Beijos! Até a próxima. 😘💋

Leia Também:

4 comentários

  1. Eu só uso lentes em casos que o óculos não rola (a ultima vez que usei foi no meu casamento, pq não dá neh?) Prefiro mil vezes o óculos, ainda não peguei o jeito de colocar, maioria das vezes acabo desistindo. Comprei uma armação que eu gosto bastante, então não tenho muito problema. Ainda mais pq sou um pouco preguiçosa hauhsuah
    Beijos!
    http://labirintodesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu só uso as lentes de contato em ocasiões especiais, ou quando quero que minha maquiagem apareça mais, ou às vezes quando vou fazer alguma atividade física. Já faz quase dois anos que a minha relação com a lente é assim rs. Pra mim, colocar e tirar nunca foi uma dificuldade, o pior é o quanto meu olho fica seco, eu lamento muito por isso, pois gosto do conforto e praticidade da lente.
      Super beijo! :*

      Excluir
  2. Nossa, que post mais completo! Eu só uso óculos para descanso da vista, então não tenho muitos problemas. Mas nunca usaria lentes de contato, pelo menos por enquanto, por conta de todos os pontos negativos e porque sou meio aguniada em relação a só imaginar os problemas em colocá-las, higiene do olho e tal... Prefiro os óculos.

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sendo só pra descanso de vista realmente não faz muita diferença, pois quando você não quiser usá-lo não vai ficar como uma cega. Pior que eu sem óculos não enxergo dois palmos a frente do meu nariz kkkkk.

      Excluir